Intestino e fezes. Sem tabu ou constrangimento.

Captura de tela 2016-05-25 10.28.07

Problemas intestinais exercem impacto significativo em muitos aspectos na vida das pessoas, seja no trabalho, vida social e relacionamentos. Uma alimentação inadequada,  estresse físico e emocional e atividades sedentárias dificultam o processo natural da digestão, interferindo diretamente no funcionamento intestinal. Se o intestino não funciona bem, é uma porta de entrada para vários problemas de saúde. Entre os problemas relacionados estão a perda da vitalidade, falta de concentração, cansaço, depressão, agressividade e estados de ansiedade decorrentes da auto intoxicação de um intestino preso.

Você sabia que uma leve alteração emocional também pode interferir em todo o movimento dos intestinos? Mesmo as doenças chamadas de psicológicas têm sua origem na hiper acidez orgânica. que corroem as membranas celulares, atingindo as células. Há casos em que a depressão, irritabilidade e nervosismo desaparecem quando a pessoa libera seus refugos internos. Isso faz muito sentido não é? A palavra enfezada sintetiza isso muito bem. O que seria pra você uma pessoa enfezada? Seria uma pessoa irritada? Cheia de Fezes? Ou ambas as coisas?

Tenha uma ideia do que você pode estar acumulando em seu organismo devido ao mal funcionamento intestinal

Placas mucóides retiradas durante sessões de Hidrocolonterapia

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pequenas mudanças que fazem toda diferença para ter um intestino saudável

Comece o dia bebendo um copo de água morna. Todos sabem que alimentos com fibras são fundamentais para a formação e eliminação do bolo fecal, mas o consumo de fibras pede adequada ingestão de água, senão ao invés de ajudar podem piorar ainda mais o trânsito intestinal ressecando as fezes.

  Há 3 anos a OMS relatou um órgão virtual, chamado microbiota intestinal, a variada comunidade de bactérias que vivem em nossos intestinos, dada a importância de todo esse sistema no equilíbrio do corpo. Entre os alimentos probióticos o Kefir é o mais completo para colonizar o intestino e manter o equilíbrio da flora intestinal. Nos grãos de kefir vivem 37 tipos de bactérias e leveduras, microrganismos simbióticos envolvidos em uma matriz de proteínas, lipídios e açucares que resultam em uma bebida probiótica fermentada, de alto valor nutricional e um grande aliado da saúde intestinal. O Programa “Trust me, I’m a Doctor” fez um programa na Escócia com 3 grupos de voluntários divididos em 3 alimentos indicados para os intestinos: Um grupo ingeriu produtos probióticos vendidos em supermercados, o outro grupo consumiu Kefir e o terceiro grupo incluiu na dieta alimentos com inulina, uma fibra probiótica (presente em alcachofra-de-jerusalém, raiz de chicória, cebola, alho e alho poró). A mudança mais efetiva foi observada no grupo que consumiu o kefir, com aumento de Lactobacillalles, bactéria extremamente benéfica para os intestinos. Em análise laboratorial em várias bebidas probióticas fermentadas, realizada pela Universidade de Roehampton, observou-se que o Kefir possui uma variedade muito maior de bactérias comparado aos produtos comerciais.

Há variedades de Kefir que são cultivados na água e no leite, preferencialmente orgânico. Eu optei pelo de água que faço com água de coco. Ter grãos de kefir em casa dá trabalho, mas vale a pena, seu intestino agradece.

Uma sugestão para casos de constipação é fazer uma mistura de linhaça e ameixa e deixar de molho em um copo com água durante a noite. No dia seguinte bata esta mistura e consuma uma a duas colheres por dia.

A maçã, afinal, prende ou solta o intestino? Sem casca ela prende, mas com casca favorece as funções intestinais pois a casca contém pectina, fibra que favorece a eliminação.

A posição sentada no vaso sanitário não favorece o trânsito intestinal e, muito pelo contrário, comprime o reto dificultando o processo de evacuação. Então, ao se sentar preste atenção à posição correta para não comprimir a porção final do intestino grosso e manter ro músculo puborretal relaxado. Esse músculo ajuda a controlar a eliminação durante a evacuação.

Slide3

Outro aspecto importante é que o intestino gosta de rotina. Procure estabelecer um horário para ir ao banheiro. Esta regularidade cria uma Memória Intestinal. Por isso é muito importante você atender ao chamado do intestino. Uma pessoa que prende, segura as fezes em situações como por constrangimento em usar um banheiro, acabará ficando com intestino preso. O intestino é considerado o Segundo Cérebro pois é o único órgão capaz de executar suas funções independente do Sistema Nervoso Central. Ou seja, os intestinos “pensam”. Ao segurar as fezes com frequência o cérebro entenderá que esta não é uma função importante e a pessoa perde a sensibilidade e deixa de receber os comandos que sinalizam a necessidade de ir ao banheiro.

Devido à coloração e aspecto, as fezes indicam alguma possível patologia ou desarranjo:

Captura de tela 2016-05-27 16.09.29

Atividades sedentárias, má postura e a falta de exercícios também prejudicam a motilidade intestinal. Faça você mesmo regularmente, encaixando essas práticas de yoga em sua rotina.

Slide2

E, por último e também muito importante, cuidado com o uso excessivo de laxantes que podem levar à disbiose intestinal, desequilíbrio entre os micro-organismos benéficos e patogênicos da flora intestinal. Os laxantes também causam dependência e irritam a mucosa intestinal. Procedimentos naturais como enemas e a hidrocolonterapia têm sido efetivos no restabelecimento das funções intestinais. Além de limpar de todos os detritos, a hidrocolonterapia tem também uma ação a longo prazo. Ao estimular a motricidade do cólon, ela o reeduca de maneira a lhe permitir exercer corretamente sua função excretora. Essa ginástica da musculatura é um dos efeitos mais efetivos da hidroterapia do cólon. Saiba mais em www.hidrocolon.com.br

Captura de tela 2016-05-25 11.11.56

Veja também: técnica simples para correção das válvulas intestinais

Para saber mais sobre o blog: Unicidade, integrando corpo, mente e espírito

 Inscreva-se no blog para receber práticas de yoga, meditação e dicas de saúde em seu email. O link Seguir está no final da página.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe e deixe seu comentário. Vou adorar saber sua opinião. Muito obrigada!!!

© Elaine Silveira, unicidade.org, 2016. É proibido o uso não autorizado e / ou duplicação deste material sem a permissão expressa e por escrito da autora deste site. Trechos e links podem ser utilizados, desde que o crédito seja claro e dado à Elaine Silveira, elainesilveira.wordpress.com, com direção adequada e específica para o conteúdo original.

 

Salvar

Salvar

Anúncios