Desde 2005, quando a National Geografic publicou em sua capa um monge tibetano com a cabeça coberta por 128 eletrodos, busca-se desvendar os benefícios e efeitos no cérebro da meditação budista.

Captura de tela 2016-01-06 08.16.18

Desde então, até os dias atuais, é cada vez mais incontestável e comprovado que a prática da meditação beneficia não apenas o sistema neurológico, mas tem uma ação sistêmica.

A pesquisa mais recente realizada pelo Institute for Technology Assessment (ITA) e pelo Benson-Henry Institute (BHI) do Hospital Geral de Massachusetts, afiliado a Harvard, comprovou o que os praticantes de yoga e meditação já sabem. A prática beneficia os sistemas neurológico, cardiovascular, musculoesquelético e gastrointestinal.

Uma outra pesquisa, realizada com indivíduos que fizeram uso da prática de yoga, meditação e oração no período de 2006 a 2014, apresentaram alívio de estresse e ansiedade, estado de relaxamento, e uma redução de 43% na procura por tratamentos de saúde. O estudo foi publicado na Research Patient Data Registry (RPDR) of Partners HealthCare.

O Journal of the American Mediccal Association (JAMA) também publicou um estudo clínico com 3 515 participantes realizado na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, comprovando que meditar alivia sintomas de ansiedade, depressão e dores crônicas.

Isso acontece porque o nível de adrenalina, cortisol e endorfinas é reduzido em pessoas que meditam. Esse fato foi mostrado em análises realizadas antes e depois de um grupo de voluntários meditar. Quanto mais profundo o estado de relaxamento, menor a produção de hormônios do stress, conforme foi comprovado por pesquisadores do Davis Center for Mind and Brain da Universidade da Califórnia.

 

Prática de Yoga e Meditação em São Paulo e Jundiaí

Elaine Silveira

Instrutora de Yoga e Mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo

elaine.kundaliniyoga@gmail.com

Tel (11) 96509-0939

Veja também:

Programa de 21 Dias de Meditação e Relaxamento

Práticas de yoga pra você fazer em casa: Flexibilidade e Movimento. Alooongue-se

© Elaine Silveira, elainesilveira.wordpress.com, 2016. É proibido o uso não autorizado e / ou duplicação deste material sem a permissão expressa e por escrito da autora deste site. Trechos e links podem ser utilizados, desde que o crédito seja claro e dado à Elaine Silveira, elainesilveira.wordpress.com, com direção adequada e específica para o conteúdo original.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe. Muito obrigada!!!

Inscreva-se no link Seguir logo abaixo para receber os conteúdos em seu email.

Anúncios