PRANAYAMA, A ARTE DE RESPIRAR CONSCIENTESlide1

Por Elaine Silveira

A relação corpo-mente tem tudo a ver com o seu estado emocional e as práticas de Pranayama, exercícios respiratórios do yoga, abordam diretamente essa relação. Prana significa literalmente extensão da força da vida. Ayama significa controle. Nos yoga sutras de Patanjali, pranayama é um meio de alcançar estados mais elevados da mente.

Uma respiração inadequada aumenta a susceptibilidade ao estresse, com todas as suas doenças relacionadas. O American Medical Association relatou que 80% das doenças estão relacionadas com o estresse. Perceba que a resposta fisiológica do organismo ao estresse, seja físico ou psicológico, sempre busca aumentar a taxa de respiração. Você certamente já notou como sua respiração se altera quando você está ansioso, geralmente para uma respiração curta e rápida, que leva a tensão de músculos e nervos.

Quer saber como respirar? Observe bebês enquanto dormem, ou até mesmo seus animais de estimação. Resumindo, perceba que os músculos do abdômen se expandem ao inspirar de forma que o ar flui para dentro dos pulmões, para depois o abdômen encolher de volta ao expirar, criando uma pressão na cavidade pulmonar, que faz com que o ar seja expulso.

No entanto, esse movimento tão importante é feito de maneira totalmente inconsciente. Quantas vezes você voltou sua atenção para a sua respiração hoje? Você sabia que a simples ação de prestar atenção na sua respiração pode alterar seu estado mental e emocional?

Quando não temos esse hábito fica difícil se lembrar não é mesmo? E aí, quando nos damos conta, mais um dia se passou e nada de nos lembrarmos de fazer uma respiração consciente. Sabe o que eu sugeri para os meus alunos de Yoga e que funcionou? Post-it. Isso mesmo. Coloque vários post-it ao longo dos lugares por onde você passa. No espelho do banheiro de forma que, ao acordar, você se lembre de prestar atenção na sua respiração. Outro em algum lugar visível no seu carro. No seu computador. Se precisar de um reforço, coloque essa foto que eu coloquei no plano de fundo do seu celular. Ah!!! post-it perto do seu travesseiro também, para que você durma trazendo a consciência pra si.

Isso acontece porque a respiração te coloca no momento presente e nossa mente está sempre voltada para lembranças e situações passadas ou futuras, que nos tiram da consciência do Aqui e Agora. Dormir prestando atenção na respiração vai melhorar muito a qualidade do seu sono. Nada de dormir pensando em problemas.

Está estressado ou ansioso? RESPIRE!!! Experimente em uma situação de estresse se retirar rapidamente daquela cena e fazer 10 respirações profundas. Sabe aquela expressão comum que as pessoas dizem: “tive que contar até 10 para não perder o controle”. Então, é bem assim mesmo. Você sai de cena, conta até 10 fazendo respirações conscientes. Volte e veja a diferença. Se não puder sair de cena fisicamente, faça ainda assim a contagem de 10 respirações. Se nos lembrarmos de fazer isso em momentos difíceis, nos daremos conta de que a respiração é uma técnica poderosa para controle do estresse e ansiedade. Descobrimos que a nossa reação à situação muitas vezes é muito mais poderosa do que a própria situação. E isso pode ser evitado

Ao concentrar-se na respiração você vai naturalmente se sentir mais calmo e relaxado. Isso porque ao respirar ativamos o sistema nervoso parassimpático, que induz a uma resposta de relaxamento reduzindo o estresse e seus efeitos sobre o corpo e a mente. Como resultado, sua mente se torna mais focada e presente.

Captura de tela 2016-01-24 11.16.46.png

Quebre o movimento mecânico da respiração inspirando e expirando de maneira consciente e com contagens, para trazer a atenção no presente em qualquer lugar que você estiver. Aqui, agora.

© Elaine Silveira, unicidade.org, 2016. É proibido o uso não autorizado e / ou duplicação deste material sem a permissão expressa e por escrito da autora deste site. Trechos e links podem ser utilizados, desde que o crédito seja claro e dado à Elaine Silveira, unicidade.org, com direção adequada e específica para o conteúdo original.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe este link. Muito obrigada!!!

Inscreva-se no link Seguir abaixo para receber os conteúdos em seu email.

Anúncios