Série Básica de Meditação

1. Sentado na posição fácil, as mãos em Gyan Mudra e os braços alongados com as mãos apoiadas nos joelhos. Inicie a respiração de fogo. Continue por 7 minutos. Inspire, prenda a respiração por 30 segundos. Expire.

2. Inicie a respiração longa e profunda pelas duas narinas. Continue por 5 minutos. Inspire, retenha o ar por 15 segundos e expire.

3. Na sequência comece a inspirar pela boca com os lábios em U e expire pelo nariz. Continue por2 minutos. Em seguida inspire,segure o ar brevemente e expire. Concentre-se no ponto da sobrancelha durante a prática.
4. Faça uma respiração de fogo forte e regular.

Respiração de fogo: Respiração rápida, duas a três por segundo, sem pausa entre a inspiração e a expiração. Comece com uma inspiração regular. Ao expirar o ar é empurrado para fora puxando o ponto do umbigo e o abdômen para trás em direção à coluna. A inspiração flui de forma relaxada após a expiração.

O foco da energia está no ponto do umbigo. O esforço é na expiração. Ao inspirar o abdômen relaxa. Ao expirar contrai.

Após 3 minutos inspire profundamente. Retenha o ar pelo tempo que for confortável, e expire.
5. Medite com respiração normal, a inspiração flui para a expiração. Sinta o fluxo de energia por too o corpo.

Pranayama-série 2
Sentado na posição fácil, mãos em Gyan Mudra. Faça um U com a mão direita. Inspire através da narina esquerda  tampando a narina direita com o polegar (A). Expire com a narina direita tampando a narina esquerda com o dedo mindinho (B). Mentalize ‘Sat’ ao inalar e ‘Nam’ ao exalar. Continue por 10 minutos com uma respiração regular e profunda. Então inale, exale, inale, exale, inale e exale completamente. Faça a contração do esfincter anal e .
ComentáriosO primeiro Krya é para limpar o sangue e energizar. O segundo é para equilíbrio emocional.
Anúncios