Slide04

Estresse, inquietação e ansiedade deixaram de ser “atributos” dos adultos e estão se destacando entre as crianças como os problemas familiares mais frequentes. Isto está acontecendo porque as crianças estão perdendo a inocência e espontaneidade mais cedo, pois estão envolvidas em muitos compromissos e atividades que aceleram seu acesso ao mundo de responsabilidades, preocupações e cobranças. E imersa em tantas atividades, a criança está deixando de ter infância. E isso é preocupante.

  • O excesso de estímulos dificulta a organização de ideias e atitudes, causando a síndrome do pensamento acelerado que gera confusão mental  e ansiedade
  • Com tanta informação não gerenciada as crianças não conseguem focar em uma brincadeira ou atividade
  • Não conseguem ler um livro, não conseguem se concentrar nem se colocar socialmente e emocionalmente no mundo
  • E os relacionamentos estão ficando cada vez mais virtuais pela dificuldade nas relações sociais

Estes fatores são responsáveis pela perda precoce de características importantes da infância, entre elas:

A PERDA DA ESPONTANEIDADE E DA CONSCIÊNCIA NO PRESENTE

Como consequência vivem também conflitos e problemas que antes eram exclusividade dos adultos, e apresentam níveis elevados de estresse, ansiedade, inquietação cada vez mais precocemente. Déficit de atenção e hiperatividade são diagnosticadas antes da criança completar 6 anos. Do outro lado,  pais confusos sobre como lidar com isso e, sobretudo, a dificuldade de aceitar a necessidade de que suas crianças ainda tão pequenas precisem tomar remédios para questões psicológicas.

No entanto, estudos mostram que tanto crianças como adultos conseguiram reduzir ou até mesmo eliminar completamente a necessidade de medicamentos para problemas psicológicos encontrando paz e equilíbrio através da meditação. Entre os benefícios destacam-se a melhora na relação com os pais, autoestima, e a redução no medicamento.

Qual a melhor idade para ensinar uma criança a desenvolver a paciência, confiança, harmonia e praticar técnicas e exercícios para equilibrar a mente?

Dalai Lama fez a seguinte afirmação: “Se todas as crianças de oito anos aprenderem meditação, nós eliminaremos a violência do mundo dentro de uma geração”. E as crianças mais novas, o que fazer?

Crianças tiveram melhora na atenção, no desempenho cognitivo e mais controle emocional através da prática de meditação

Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que crianças que meditaram por 8 semanas, 30 minutos por dia, duas vezes por semana, tiveram melhora na memória, foco e atenção, maior capacidade cognitiva, diminuição na impulsividade e mais controle emocional.

Os estudos acima mostram melhora no desempenho cognitivo e diminuição significativa nos sintomas de Déficit de Atenção, Hiperatividade e Impulsividade. A meditação tem tanto ou talvez ainda maior promessa para as crianças do que tem para os adultos, uma vez que é uma opção saudável de tratamento e sem efeitos colaterais para quem busca opções não farmacológicas, devido à preocupação acerca dos efeitos desconhecidos dos medicamentos no desenvolvimento do cérebro. Tem havido um interesse crescente por parte dos educadores e pesquisadores em trazer a meditação e yoga para os pequeninos, uma vez que estão lidando com os estressores habituais dentro da escola, e também muitas vezes fora da escola no ambiente familiar.

Mas como saber qual a prática ideal para as crianças?

Uma sugestão é que os pais ou professores ensinem as crianças a respirar conscientemente. Brinque com eles de observar a barriguinha aumentar enquanto inspira e se esvaziar enquanto expira. Ajude-os a explorar os sentidos, a concentração e a observar seus pensamentos. Leia histórias que ajudem a despertar a criatividade e imaginação. Dance com a criança explorando sensações e expressões corporais. Estimule a consciência corporal através de atividades físicas relaxantes. Isto irá acalmar a criança, aumentará autoestima, auto controle e confiança.

Seja a meditação budista, a técnica Mindfulness ou através do Yoga, a prática efetiva é aquela que:

  1. induz à Atenção Plena e percepção consciente do mundo
  2. traz a consciência para o momento presente
  3. ensina a prática do silêncio 
  4. induz à aceitação da vida sem julgamento
  5. melhora a auto-estima
  6. traz a consciência da respiração para oxigenação e equilíbrio dos hemisférios cerebrais
  7. libera a mente das prisões dos  pensamentos no momento em que a prática ajuda a reconhecê-los, sem julgamento ou identificação e, simplesmente, deixa ir.
  8.  Estabelece um caminho para combater os cinco maiores inimigos internos: depressão, ansiedade, insônia, falta de concentração e sensação de vazio.
  9. Trabalha de forma lúdica, consciente e divertida.

O fato é que quando se aprende a ficar consigo mesmo e a lidar com os próprios pensamentos a ansiedade se desfaz.

Pratique com seu filho, com as crianças na escola, creche, no consultório de psicologia ou durante qualquer tipo de atividade lúdica. Preparei uma prática que as crianças estão adorando:  Meditação da bolinha de sabão

Slide35

No entanto se os pais também não conseguem aquietar a mente sem o uso de medicamentos como vão ajudar os filhos no combate à ansiedade?

Por isso publiquei o Programa de Meditação e Relaxamento de 21 Dias “Uma Viagem ao Centro de Você Mesmo”.  É uma ferramenta poderosa de controle de ansiedade e estresse.

Slide22

Você está educando seu filho para se encaixar no mundo ou para preparar um mundo pra ele?

Cuidado para não criar seu filho para ser escravo da tecnologia e do sistema.

Captura de tela 2016-05-26 06.27.26

 Algumas condutas mostram o adulto que você está preparando. Shopping é para fazer compras, se você não vai comprar nada não há porque levar seu filho no shopping. Lugares de compras são um convite ao consumismo. Este hábito pode levar seu filho a associar que quanto mais comprar mais feliz ele será. Ajude seu filho a entender que ele não depende de coisas para ser feliz. E faça programas ao ar livre e em contato com a natureza.

Veja também os efeitos da meditação em adultos. Aqui uma revisão com artigos científicos que evidenciam que a meditação tem o mesmo efeito que antidepressivos, retarda o envelhecimento e previne doenças.

Para saber mais sobre o blog: Unicidade – Guia para navegar no blog com os principais links e postagens

Inscreva-se no no link Seguir no final da página para receber técnicas lúdicas e divertidas de prática de Meditação para crianças e Meditação para adultos.

© Elaine Silveira, unicidade.org, 2016. É proibido o uso não autorizado e / ou duplicação deste material sem a permissão expressa e por escrito da autora deste site. Trechos e links podem ser utilizados, desde que o crédito seja claro e dado à Elaine Silveira, unicidade.org, com direção adequada e específica para o conteúdo original.

Salvar

Anúncios