por Elaine Silveira www.unicidade.org
FELICIDADE EM 10 LIÇÕES
Para encontrar a felicidade é preciso estar no sentido dela. Por isso é muito importante que você seja sincero consigo mesmo e perceba se você está indo na direção certa ou se é preciso mudar. Por isso começamos nossa prática com a seguinte pergunta:
Observe quais sentimentos surgem durante esse questionamento. Houve sentimento de tristeza ou alegria e gratidão?
Se é constante em você a sensação do tipo “de saco cheio”, se você se sentiu infeliz nos questionamentos diante do espelho, se você espera um mundo melhor, se projetou felicidade em pessoas e coisas, definitivamente é preciso mudar.
Seja sincero em sua análise. O sofrimento só faz sentido quando impulsiona uma mudança.
Felicidade exige prática, coragem e atitude.
Chega de suportar e tolerar o sofrimento, chega de passividade diante da dor. É hora de assumir o controle e responsabilidade pela sua felicidade. Isso pode parecer árduo e difícil mas, na verdade, é libertador pois só depende de você.
Tudo na vida ocorre a partir das escolhas que fizermos.
É melhor ser alegre que ser triste. Alegria é a melhor coisa que existe…já dizia Vinícius de Moraes…
Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira (Renato Russo)
Exercendo essas 3 virtudes:
Sapiência (pensar) – Sapiência é o contrário da ignorância. O julgamento só existe em mentes ignorantes. Sapiência é pensar sem julgamento. Isso só é possível a quem tem uma mente conectada com a ilimitada sabedoria divina;
Coragem (sentir) – ser capaz de ver o correto, mesmo em algo que não lhe faça muito sentido;
Temperança (agir) – agir com equilíbrio.
São essas três funções que vão gerar o movimento da alma. Há uma quarta virtude que traduz essas três: a Justiça. O justo equilíbrio da alma. É fazer tudo com justiça.
Honestidade (falar)
O que você fala não pode estar em conflito com o que você pensa, sente e age. Mentir a respeito de você mesmo é negar a verdade sobre si mesmo. É gerar distanciamento entre corpo, mente e alma.
REALIZAÇÃO E FELICIDADE NA PRÁTICA
A subjetividade dos sonhadores vs a objetividade de uma mente consciente
Vamos rever alguns conceitos e reconhecer diferenças importantes: Desejo é um estado da mente e está relacionado a expectativas. Vontade é um atributo da mente e relaciona-se à atitude.
Essa é uma prática que te dará agradáveis experiências no dia a dia. Mais do que a sensação efêmera de uma grande conquista, a plenitude na vida diária proporciona satisfação e bem estar constante.
Entenda a subjetividade dos seus alicerces de realização: SONHOS, ESPERANÇA E FÉ
- Sonhos nos tiram da realidade. Sonhos são ilusões, são uma experiência da imaginação e do inconsciente que se alicerçam na esperança e na fé de que um dia se realizarão.
- E a fé, que é outro alicerce seu? Fé é a adesão incondicional a uma hipótese que a pessoa considera ser verdade.
Até aqui você tem sonhos que são ilusões e se alicerça numa hipótese que é a sua fé.
- Esperança é a crença emocional na possibilidade de resultados positivos.
O que tem de real e concreto nisso? Não queremos hipótese, nem inconsciência muito menos nos agarrar a possibilidade de resultados motivados pela emoção. E isso nos leva para a próxima lição:
FOMOS CONCEBIDOS NO MUNDO DOS SONHOS E PERMANECEMOS NELE ATÉ HOJE
A maior de todas as referências de uma vida alicerçada em sonhos está na Biblia, em Gênesis 2:21 na menção de que Adão caiu num sono profundo : “Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu.” A partir disso, Adão criou o mundo dele em sonho e, pelo que sei, Adão não acordou até hoje.
Alguém pode por favor me mostrar a menção na bíblia do despertar de Adão?
Adão foi colocado no mundo dos sonhos e desde que o mundo é mundo também estamos vivendo na inconsciência de um sono profundo. Queridos, este é o mundo que vivemos , de sonhos e ilusões. E vocês acham que sonhar é bacana. Se você está sonhando, você está dormindo. O que pode ser feito no mundo dos sonhos? Entenda uma coisa: sonhar não é uma coisa legal.
Não queremos realizar sonhos baseados em ilusões, queremos despertar do sono da inconsciência.
E se está na sua mente você pode mudar.
Mas tudo o que vemos ao nosso redor é imperfeição, é medo, violência, egoísmo, vingança e desamor.
A realidade não está no mundo percebido pelos olhos físicos. O mundo que vemos do lado de fora é uma guerra de egos humanos. Onde está o ego está a imperfeição. E a felicidade não se encontra na imperfeição da matéria. A verdadeira visão do mundo é interna. E então você vê que tudo está perfeito, de acordo com a consciência humana nada tem defeito. Tudo depende do seu nível de consciência. Mais consciência, menos submissão ao mundo dos sentidos.
Mas como é possível ter a visão da perfeição estando nesse mundo ameaçador dos homens com todas as projeções de nossas mentes equivocadas?
Exatamente na mente está a resposta. Tirar o foco da sua condição humana e focar na perfeição divina é a única forma de se ter uma mudança real.
Mas como reconhecer Deus se a definição de fé no início da postagem é tão subjetiva? Realmente não se trata de ter fé em Deus, mas sentir Deus, ver Deus em todas as coisas. Ser um canal da presença de Deus no mundo. Unir a sua mente à mente de Deus. Isso acontece quando abrimos mão da individualidade da matéria e do ego e vivemos em Unicidade com Deus. E, então, chegamos às lições mais importantes para alcançarmos a felicidade.
Felicidade é viver o real propósito na vida.
Tire sua mente do mundo imaginário. Sonhos e imaginações distorcem a realidade da sua vida e da sua existência.
FOCAR EM IDEIAS GERA ESTAGNAÇÃO, INSTABILIDADE E CONFLITO.
Nessa condição você não sairá dessa roda de ilusões de nascer, crescer, estudar, trabalhar, casar, ter filhos, ficar doente, morrer e ficar nesse ciclo de repetição no mundo de sonhos criado por Adão e que se mantém até hoje.
Faça essa prática regularmente. E então você não se alicerçará mais em sonhos, esperança ou fé e será guiado pela Verdade e Amor que só são percebidos a quem coloca Deus no comando. Ao acessar essa força interior você estará em contato com a sua real natureza a partir da qual toda realização é possível.
Cientistas também quiseram saber qual o segredo da felicidade. Veja o que eles descobriram em Qual o segredo da felicidade? É o que revela um estudo da Harvard.
Sugiro também: Viver o bem e o belo é contagiante. Reconhecer a si mesmo enxergando o outro. Ser feliz exige prática diária.
Esse texto não está relacionado a nenhuma religião ou crença, mas apenas a expressão de uma pessoa que compartilha a visão que tem de Deus. Baseado em experiências em atendimentos com técnicas de Desintoxicação Emocional e Florais, práticas pessoais de meditação, e trechos do livro “Um Curso em Milagres”.
Inscreva-se no link Seguir logo abaixo à direita para receber o Programa Completo da Prática de Meditação e Relaxamento de 21 dias “Uma Viagem ao Centro de Você Mesmo”.
O conteúdo de unicidade.org é um convite à transformação através de práticas de yoga, meditação, cuidados com a saúde e textos que levam à reflexão existencial e reestruturação da mente. Para conhecer mais sobre o blog acesse unicidade.org. Aqui um panorama geral do blog com link para algumas das postagens mais visitadas.
© Elaine Silveira, unicidade.org, 2017. É proibido o uso não autorizado e / ou duplicação deste material sem a permissão expressa e por escrito da autora deste site. Trechos e links podem ser utilizados, desde que o crédito seja claro e dado no início da postagem à Elaine Silveira, unicidade.org, com direção adequada e específica para o conteúdo original https://unicidade.org/2017/01/11/10-licoe-para-a-felicidade/.
Para compartilhar com seus amigos ou deixar seu comentário vá para o final da postagem.
Vou adorar saber sua opinião.
Gratidão!!!
Fantástico! ! Acabar com o drama da postura de vítima. ..e assumir responsabilidades…enxergar e agir…mudar o que for necessário, de frente à solução. Grata pelo belíssimo texto.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Mônica. Obrigada pela sua visita e pelo comentário super motivador!!!! Espero “vê-la” por aqui mais vezes. Abraço
CurtirCurtir
Estou ENCANTADA, com as “10 lições práticas para a felicidade”, encarar seu EGO sem medo de olhar para dentro de si mesmo, é um belo desafio em busca da própria felicidade, obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa