por Elaine Silveira www.unicidade.org

Você quer mais saúde, equilíbrio emocional, melhores relacionamentos, aumento da produtividade, ser uma pessoa melhor?

A FELICIDADE TEM MORADIA NA GRATIDÃO

Incrível como falar e encontrar argumentos sobre gratidão não é fácil quando queremos relacioná-la à ao comportamento humano desde a antiguidade. Em psicologia há muito pouco sobre a importância da gratidão, que tinha uma conotação puramente religiosa permeando textos, orações e ensinamentos. Filósofos, no entanto, abordaram mais o tema no passado, e as opiniões divergiam sobre a gratidão ser uma característica de admiração ou desprezo, por estar associada ao desejo secreto de receber benefícios.

No entanto, conversando com a minha irmã, a psicóloga Fabiane Cristina Silveira, ela confirmou que realmente apenas mais recentemente surgiu na Psicologia Moderna o que se chama de Psicologia Positiva, do psicólogo americano Martin Seligman, uma das bases fortes do Coaching, que tem foco nas qualidades e comportamentos positivos e traz a gratidão como uma das forças da felicidade.

E eu vou associar isso à minha experiência no meu trabalho como terapeuta holística, pois pude perceber que a ausência de gratidão era comum em pessoas com depressão. Acrescenta-se ainda o fato de que  a ingratidão raramente estava sozinha. Trazia junto outros sentimentos como a inveja, hostilidade, raiva, vitimização, atitudes materialistas e comportamentos anti sociais, numa somatória de sentimentos nos quais a pessoa fica submersa em um mundo sem nenhuma perspectiva. O que fazer então?

O Reconhecimento de si mesmo. O Reconhecimento do outro.

Ao invés de supervalorizar comportamentos negativos e sofrer com situações passadas, direcionar o sistema corpo/mente ao reconhecimento do bom e belo na sua trajetória de vida desperta motivos para ser grato e transforma lembranças dolorosas e negativas por histórias de superação, crescimento e motivação. Isso faz com que as pessoas tenham uma atitude mais positiva e confiante diante da vida. O despertar do sentimento de gratidão com os outros, consigo mesmo e com o passado supera reações negativas e traz sensação de felicidade e bem estar.

Como despertar a gratidão?

O Reconhecimento da bondade

A melhor forma de descrever a melhora nas pessoas ao despertar a gratidão é porque ser grato significa reconhecer que a bondade e coisas boas estão presentes em nossa vida. Reconhecer isso e ser grato fazem um bem danado!!! Quando associamos ao conceito Mindfullness de viver o Aqui Agora tudo melhora ainda mais. Nutrir gratidão pelo passado sem julgamento e ter foco no presente, no que faz você feliz hoje, livre da ansiedade de quem se preocupa demasiadamente no futuro, é um impulso para uma vida melhor consigo mesmo e com o mundo ao redor, pois é um sentimento que motiva uma vida pró social.

Empatia

Pessoas que cultivam o sentimento de gratidão relacionam-se melhor com os outros, consigo mesmas e com o Poder Superior. Expressar gratidão ajuda as pessoas a sentirem emoções positivas, levando-as a conseguirem desfrutar a vida, lidar com adversidades e construir relacionamentos fortes. Por isso, a gratidão está diretamente vinculada à felicidade. Ao gerar emoções positivas através da gratidão as pessoas experimentam melhor humor e sensação de alegria e amor, perspectivas otimistas e maior satisfação com a vida, desfazendo a tristeza e depressão de comportamentos viciados e negativos. A disposição em ser grato traz consigo o sentimento de se importar com o outro, empatia e disposição para relevar e perdoar.

A ciência e a gratidão

Embora no passado psicólogos e filósofos tenham abordado pouco, e o tema gratidão tenha sido mais exclusivo dos religiosos, cientistas têm mostrado que os benefícios de ter atitudes de gratidão são muito reais e vão muito além do contexto religioso.

Os pesquisadores Dr. Martin E.P.Seligman, da Universidade da Pensilvânia, testaram o impacto de várias intervenções e tarefas psicológicas em  411 pessoas ao descreverem suas memórias. Ao escreverem uma carta de agradecimento a uma pessoa a quem nunca tinha manifestado gratidão, os participantes relataram aumento na felicidade, atitude de gratidão a bem estar.

Os especialistas em gratidão, o psicólogo Dr. Robert A. Emmons, da Universidade da Califórnia em Davis, e o Dr. Michael E. McCullough, da Universidade de Miami, examinaram 2oo estudantes universitários e as sensações obtidas após 10 semanas escrevendo frases relacionadas a diferentes tópicos. Um grupo escreveu sobre irritações e aborrecimentos diários, outro sobre eventos neutros, e o terceiro expressando gratidão.  O grupo da gratidão relatou sentir-se melhor e mais otimista com a vida e se surpreendeu ao encontrar tantos motivos para serem gratos. Por outro lado, o grupo que escreveu sobre situações desagradáveis relatou mais visitas a consultórios médicos e mais sintomas físicos desconfortáveis. A pesquisa foi publicada no Journal of Personality and Social Psychology.

Outros estudos analisaram como a gratidão pode melhorar os relacionamentos. Indivíduos que dedicaram um tempo para expressar gratidão por seu parceiro não apenas se sentiram mais positivos com a outra pessoa, como também mais confortáveis para se expressar sobre o relacionamento. Isso mostra que a gratidão também está relacionada com a maturidade emocional.E são muitos os benefícios em ser grato. O quadro a seguir é uma compilação de vários trabalhos publicados.

Captura de tela 2017-03-07 10.52.26

Concluímos, então, como diziam os filósofos, que a gratidão pode não ser assim uma atitude tão altruísta, uma vez que estou aqui me empenhando em mostrar a você como você pode se beneficiar dela. E então eu deixo uma pergunta final antes de partirmos para a prática.  Se todos saem ganhando, por que não adotá-la em nossa vida e em troca receber toda felicidade disponível da qual merecemos?

E você, diria o que? A depressão é consequência da ingratidão? Ou simplesmente a gratidão é um caminho para a cura da depressão? Seria mais fácil responder o que não está na gratidão. Porque nela acessamos os melhores sentimentos.

SEJA COMO FOR A GRATIDÃO SERVE PARA TODOS.

ENTÃO, PRATIQUE A GRATIDÃO.

Na próxima postagem esse tema é abordado de maneira prática, efetiva. 12 lições para fazer da gratidão uma ferramenta para a felicidade.

Captura de tela 2017-03-07 10.46.15.png

Veja também outras postagens que abrem caminho para a Felicidade:

Chega de esperar o ano terminar, o dia acabar e a vida passar. 10 lições práticas para a felicidade.

Qual o segredo da felicidade? É o que revela um estudo da Harvard.

O conteúdo de unicidade.org é um convite à transformação através de práticas de yoga, meditação, cuidados com a saúde e textos que levam à reflexão existencial e reestruturação da mente. Para conhecer mais sobre o blog acesse unicidade.org.

Aqui um panorama geral do blog com link para algumas das postagens mais visitadas.

Inscreva-se no blog para receber o Programa de 21 dias de Meditação e Relaxamento

“Uma Viagem ao Centro de Você Mesmo

Slide23

Para compartilhar com seus amigos ou deixar seu comentário vá para o final da postagem.

Vou adorar saber sua opinião.

Gratidão!!!

© Elaine Silveira, unicidade.org, 2017. É proibido o uso não autorizado e / ou duplicação deste material sem a permissão expressa e por escrito da autora deste site. Trechos e links podem ser utilizados, desde que o crédito seja claro e dado no início da postagem à Elaine Silveira, unicidade.org, com direção adequada e específica para o conteúdo original https://unicidade.org/2017/03/07/a-gratidao-e-o-antidoto-da-depressao/.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Anúncios