por Elaine Silveira www.unicidade.org
Você quer mais saúde, equilíbrio emocional, melhores relacionamentos, aumento da produtividade, ser uma pessoa melhor? É preciso trilhar o caminho da gratidão.
Incrível como falar e encontrar argumentos sobre gratidão não é fácil quando queremos relacioná-la à ao comportamento humano desde a antiguidade. Em psicologia há muito pouco sobre a importância da gratidão, que tinha uma conotação puramente religiosa permeando textos, orações e ensinamentos. Filósofos, no entanto, abordaram mais o tema no passado, e as opiniões divergiam sobre a gratidão ser uma característica de admiração ou desprezo, por estar associada ao desejo secreto de receber benefícios.
Apenas mais recentemente surgiu na Psicologia Moderna o que se chama de Psicologia Positiva, do psicólogo americano Martin Seligman, uma das bases fortes do Coaching, que tem foco nas qualidades e comportamentos positivos e traz a gratidão como uma das forças da felicidade.
Como despertar a gratidão?
O Reconhecimento de si mesmo. O Reconhecimento do outro.
Ao invés de supervalorizar comportamentos negativos e sofrer com situações passadas, direcionar o sistema corpo/mente ao reconhecimento do bom e belo na sua trajetória de vida desperta motivos para ser grato e transforma lembranças dolorosas e negativas por histórias de superação, crescimento e motivação. Isso faz com que as pessoas tenham uma atitude mais positiva e confiante diante da vida. O despertar do sentimento de gratidão com os outros, consigo mesmo e com o passado supera reações negativas e traz sensação de felicidade e bem estar.
O Reconhecimento da bondade
A melhor forma de descrever a melhora nas pessoas ao despertar a gratidão é porque ser grato significa reconhecer que a bondade e coisas boas estão presentes em nossa vida. Reconhecer isso e ser grato fazem um bem danado!!! Quando associamos ao conceito Mindfullness de viver o Aqui Agora tudo melhora ainda mais. Nutrir gratidão pelo passado sem julgamento e ter foco no presente, no que faz você feliz hoje, livre da ansiedade de quem se preocupa demasiadamente no futuro, é um impulso para uma vida melhor consigo mesmo e com o mundo ao redor, pois é um sentimento que motiva uma vida pró social.
Empatia
Pessoas que cultivam o sentimento de gratidão relacionam-se melhor com os outros, consigo mesmas e com o Poder Superior. Expressar gratidão ajuda as pessoas a sentirem emoções positivas, levando-as a conseguirem desfrutar a vida, lidar com adversidades e construir relacionamentos fortes. Por isso, a gratidão está diretamente vinculada à felicidade. Ao gerar emoções positivas através da gratidão as pessoas experimentam melhor humor e sensação de alegria e amor, perspectivas otimistas e maior satisfação com a vida, desfazendo a tristeza e depressão de comportamentos viciados e negativos. A disposição em ser grato traz consigo o sentimento de se importar com o outro, empatia e disposição para relevar e perdoar.
A CIÊNCIA E A GRATIDÃO
Embora no passado psicólogos e filósofos tenham abordado pouco, e o tema gratidão tenha sido mais exclusivo dos religiosos, cientistas têm mostrado que os benefícios de ter atitudes de gratidão são muito reais e vão muito além do contexto religioso.
Os pesquisadores Dr. Martin E.P.Seligman, da Universidade da Pensilvânia, testaram o impacto de várias intervenções e tarefas psicológicas em 411 pessoas ao descreverem suas memórias. Ao escreverem uma carta de agradecimento a uma pessoa a quem nunca tinha manifestado gratidão, os participantes relataram aumento na felicidade, atitude de gratidão a bem estar.
Os especialistas em gratidão, o psicólogo Dr. Robert A. Emmons, da Universidade da Califórnia em Davis, e o Dr. Michael E. McCullough, da Universidade de Miami, examinaram 2oo estudantes universitários e as sensações obtidas após 10 semanas escrevendo frases relacionadas a diferentes tópicos. Um grupo escreveu sobre irritações e aborrecimentos diários, outro sobre eventos neutros, e o terceiro expressando gratidão. O grupo da gratidão relatou sentir-se melhor e mais otimista com a vida e se surpreendeu ao encontrar tantos motivos para serem gratos. Por outro lado, o grupo que escreveu sobre situações desagradáveis relatou mais visitas a consultórios médicos e mais sintomas físicos desconfortáveis. A pesquisa foi publicada no Journal of Personality and Social Psychology.
Os correlatos neurobiológicos da gratidão também já estão sendo investigados, no qual tem se mostrado a relação da gratidão com a atividade cerebral. Um estudo publicado na Frontiers in Psychology, no qual as pessoas foram induzidas a sentir gratidão, revelou atividade em regiões cerebrais associadas à cognição moral e emoção positiva que acompanha a experiência de se beneficiar da boa vontade dos outros. As regiões positivamente atividades com os estímulos estão em amarelo.
Outros estudos analisaram como a gratidão pode melhorar os relacionamentos. Indivíduos que dedicaram um tempo para expressar gratidão por seu parceiro não apenas se sentiram mais positivos com a outra pessoa, como também mais confortáveis para se expressar sobre o relacionamento. Isso mostra que a gratidão também está relacionada com a maturidade emocional.E são muitos os benefícios em ser grato. O quadro a seguir é uma compilação de vários trabalhos publicados.
Concluímos, então, como diziam os filósofos, que a gratidão pode não ser assim uma atitude tão altruísta, uma vez que estou aqui me empenhando em mostrar a você como você pode se beneficiar dela. E então eu deixo uma pergunta final antes de partirmos para a prática. Se todos saem ganhando, por que não adotá-la em nossa vida e em troca receber toda felicidade disponível da qual merecemos?
E você, diria o que? A depressão é consequência da ingratidão? Ou simplesmente a gratidão é um caminho para a cura da depressão? Seria mais fácil responder o que não está na gratidão. Porque nela acessamos os melhores sentimentos.
SEJA COMO FOR, A GRATIDÃO SERVE PARA TODOS.
ENTÃO, PRATIQUE A GRATIDÃO. É o que faremos na próxima postagem.
12 lições práticas para fazer da gratidão uma ferramenta para a felicidade.
Veja também outras postagens que abrem caminho para a Felicidade:
Chega de esperar o ano terminar, o dia acabar e a vida passar. 10 lições práticas para a felicidade.
Qual o segredo da felicidade? É o que revela um estudo da Harvard.
O conteúdo de unicidade.org é um convite à transformação através de práticas de yoga, meditação, cuidados com a saúde e textos que levam à reflexão existencial e reestruturação da mente. Para conhecer mais sobre o blog acesse unicidade.org.
Aqui um panorama geral do blog com link para algumas das postagens mais visitadas.
Inscreva-se no blog para receber o Programa de 21 dias de Meditação e Relaxamento
“Uma Viagem ao Centro de Você Mesmo
Para compartilhar com seus amigos ou deixar seu comentário vá para o final da postagem.
Vou adorar saber sua opinião.
Gratidão!!!
© Elaine Silveira, unicidade.org, 2017. É proibido o uso não autorizado e / ou duplicação deste material sem a permissão expressa e por escrito da autora deste site. Trechos e links podem ser utilizados, desde que o crédito seja claro e dado no início da postagem à Elaine Silveira, unicidade.org, com direção adequada e específica para o conteúdo original https://unicidade.org/2017/03/07/a-gratidao-e-o-antidoto-da-depressao/.
Expresso minha mais profunda gratidão pela oportunidade de ter acesso a esta página maravilhosa!! Gratidão, amor e luz!! Muitíssimo obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado ! A minha gratidão a você, Elaine e todos os envolvidos no seu trabalho por me tornarem mais feliz.
CurtirCurtido por 1 pessoa